PALESTRAS POR CÉSAR OBEID

 Palestras para professores: Ideias de livros, ideias de vida

Nesse encontro, eu divido a minha experiência com a criação literária: são dezenas e dezenas de livros publicados para crianças e jovens.  

O objetivo da palestra, que realizo há mais de 20 anos, é tentar responder às perguntas mais comuns que me fazem: “De onde você tira ideias para fazer seus livros?”, ou ainda, “O que é necessário para que uma simples ideia se transforme em um livro que será lido por milhares de crianças e jovens?”

As pessoas anseiam saber como os artistas lidam com a criatividade, com a intuição, com a rotina, com a revisão e com a reescrita. Por isso, nessa palestra conto a minha experiência de vida como escritor, entrecortada com as histórias das histórias dos meus livros, como na obra No país das bexigas, que surgiu quando eu enchia balão para a festa de aniversário da minha filha de 2 anos, ou a ideia para o livro Rettiru, que surgiu após um cochilo quando eu estava de férias. 

Na palestra também não faltam histórias (essas sim, ficcionais), poemas e improvisos, ora falados, ora cantados ao som da viola repentista.

Será que o improviso poético, que é tão natural, divertido e que é feito a partir de uma situação do momento, nasce do mesmo lugar de um livro que demora mais de 2 anos para ser escrito? E você sabe que lugar é esse?

É sobre isso a minha palestra. Sobre arte, sobre vida, sobre leitura, sobre criança, e, principalmente, sobre livros. 

Ao descobrir como eu oriento minha carreira como escritor, palestrante e poeta, e ao conhecer os bastidores da minha escrita, o educador é convidado a entrar nesse novo universo; criativo, cheio de rimas e muitas histórias. 

Os alunos andam desmotivados para ler? Ficam desesperados quando o livro tem muitas páginas escritas e poucas ilustrações? Mostram mais interesse em jogos eletrônicos do que em livros? 

Acreditem, todas essas perguntas têm uma ou mais respostas, todas elas desenvolvidas em minha palestra, por meio da qual o educador terá ferramentas para motivar sua turma, de modo que o universo literário transforme sua rotina escolar sem complicações, e para que a literatura fique bem próxima e bem amiga do seu grupo.

 

 Playlist no youtube:

 

Temas paralelos: Sustentabilidade literária: como a sustentabilidade no universo escolar pode ser mais consciente, efetiva e, claro, divertida.  

  • Meus livros sobre o tema: Aquecimento global não dá rima com legal, O anel da tartaruga, Almanaque sustentável dos contos de fadas e Meu planeta rima com água…  

Dependência tecnológica e criatividade: discutimos a relação da criatividade com os suportes eletrônicos e as redes sociais.  

  • Meu livros sobre o tema: Rettiru e O jogo das arenas.  

Literatura e educação emocional: o mergulho do poeta nas suas emoções e sentimentos. 

  • Meus livros sobre o tema: Rimas sentimentais em versos emocionantes e Poesia é escutar o que poucos podem ouvir. 

Cultura de paz, comunicação não violenta e conflitos nas histórias infantis e juvenis: como o conflito pode ser uma grande ferramenta para a cultura de paz. 

  • Meu livros sobre o tema: Poesias para a paz e Almanaque da paz.  

 

 

Oficina: Como fazer versos de improviso!  

 

Transforme suas aulas, palestras ou performances em verdadeiros espetáculos poéticos. Encante sua audiência com a poesia de improviso. Eu acredito que você pode fazer poesia de improviso!  Você vai aprender  os três passos principais para fazer um poema ao estilo dos improvisadores. Histórias, jogos de rimas e interação com o grupo complementam a dinâmica que é baseada na oralidade espontânea.

O objetivo é fazer com que cada participante domine a técnica para fazer um poema em menos de 10 segundos. Dinâmicas de teatro de cordel trabalham a expressão corporal para que o universo da poesia popular rimada e metrificada seja vivenciado plenamente.

Para quem é? Para profissionais que queiram melhorar suas aulas, palestras, performances ou apresentações com a arte da poesia escrita e improvisada.

A atividade pode ser formatada para crianças e jovens.  

O poeta vegano

Um mergulho na alimentação consciente, vegana, sem glúten, sustentável e saborosa!

Hoje o verso é perfumado,
E aguça o paladar
Pois no mundo dos temperos
Minhas rimas vão entrar.
Então vamos refogar
Todas nossas poesias
Na panela dos aromas,
Ervas e especiarias.

O poeta vegano é uma oficina dinâmica, divertida, informativa, poética e com muito conteúdo sobre como incluir mais vegetais na alimentação familiar.  Muito além das receitas (que são deliciosas), César Obeid nos convida para um mergulho honesto dos nossos hábitos alimentares e como podemos transformá- los em uma alimentação mais consciente e saudável. Também traz curiosidades sobre os vegetais, informações nutricionais e receitas deliciosas (veganas e sem glúten). Poemas, improvisos e histórias dão um sabor especial ao momento.

 

 

 

Playlist no youtube:

 

 

 

Encontro com o escritor César Obeid

Um verdadeiro show de literatura e poesia. O escritor César Obeid entre narrações de histórias, poemas ilustrados com figuras de barbante, truques de mágicas e improvisos ao som da viola repentista fala sobre os seus livros e o processo criativo. Um encontro dinâmico, divertido, e, principalmente motivador para a leitura. O trabalho pode ser feito para grupos que leram ou não algum título do autor. Duração: 1 hora, em média.

O Barbante e a Rima 

 

Oficina de Narração de Histórias e Criação Literária.

O escritor e contador de histórias César Obeid compartilha, por meio de dinâmicas corporais e formas poéticas, sua maneira de contar histórias acompanhadas por figuras feitas a partir de um pedaço de barbante amarrado nas pontas. Os participantes vão contar histórias utilizando as figuras e os versos que aprenderam a fazer.

 

escritor, palestrante, poeta e contador de histórias

CÉSAR OBEID

 

Mais de 40 livros publicados.

Mais de 700.000 livros vendidos.

Mais de 20 anos ensinando as pessoas a fazerem poesias e histórias!

Criador de cursos on-line, mentoria e treinamentos.

César Obeid